14 fevereiro 2008

Brasil ... quem o descobriu (ou achou)?

Em termos "oficiais" não há dúvidas ... Pedro Álvares Cabral chegou a Porto Seguro em 22 de Abril de 1500 e foi o primeiro europeu a pisar terra brasileira. Inicialmente pensava-se ser uma ilha e foi chamada de Vera Cruz; mais tarde deram-lhe o nome de Terras de Santa Cruz. O termo "Brasil" aparece tempos depois e deriva da actividade comercial relacionada com o "pau da tinta" ou "pau-brasil".
Parece, no entanto, que esta história precisa de alguns acrescentos. Em relativamente recente passagem pela Galiza tomei contacto com a réplica da caravela Pinta, situação já aqui referida. A Pinta fazia parte da esquadra de Colombo que descobriu a América (1492) e foi o primeiro navio a regressar à Europa (Baiona) trazendo a grande novidade. Era, na altura, comandada por Martín Alonso Pinzón e tinha como mestre Francisco Martín Pinzón, irmãos de Vicente Iáñes Pinzón que, por sua vez, comandava uma outra caravela da mesma esquadra, a Niña. Tudo isto para dizer que os Pinzóns, de Palos de la Frontera, eram navegadores/armadores de grande poder e riqueza, estando envolvidos em toda a actividade relacionada com a descoberta de novos mundos, a qual tinha uma substancial componente comercial ... digamos que, embora arriscado, era um belíssimo investimento. Um exemplo: a primeira viagem de Vasco da Gama à Índia rendeu 60 vezes o investimento feito.

Pois a família Pinzón aparelhou quatro caravelas que, sob o comando de Vicente, largaram de Palos de la Frontera em Dezembro de 1499, havendo notícia de que chegaram ao Brasil (Cabo de Santo Agostinho, a que chamaram de Santa Maria de la Consolación) em 26 de Janeiro de 1500, 83 dias antes de Cabral. Entraram também na bacia do Amazonas, então baptizada de Mar Dulce. A razão para tudo isto ter sido escondido parece estar relacionado com o facto do Tratado das Tordesilhas ter sido assinado em 1494 e as terras descobertas estarem na parte atribuída a Portugal, não podendo portanto ser reclamadas pelos espanhóis. Talvez por isso a viagem foi um fracasso económico que levou os Pinzón a quase falirem.
Mas o assunto não acaba aqui e indo um pouco mais longe, ou mais cedo, encontramos ainda algumas surpresas ... mas estas ficam para um próximo"post".

1 comentário:

Jorge Lourenço Goncalves disse...

Desconhecia.
Obrigado por partilhares!